O cinema produzido no pós-independência foi uma ferramenta fundamental na construção da nacionalidade moçambicana. Os filmes eram compreendidos como capazes de reconstruir o passado, projetar um futuro e uma maneira eficaz de divulgar um modelo de identidade nacional por todo o país.

22. Imaginando um novo país: menino com uma câmera. Cena do filme "25"
Empolgados com o cenário que se desenhava em Moçambique, importantes cineastas foram atraídos para a experiência de produção audiovisual do país. Nesse contexto, José Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas, ambos do Teatro Oficina, produziram e dirigiram um filme que demarcou o fim do Estado colonial e o início do governo da FRELIMO: o “25”.

23. Diretores nos bastidores. Cena do filme "25"

24. Diretores nos bastidores. Cena do filme "25"
O título do filme "25" deve-se a importância do dia 25, em diferentes anos e meses, para a história da FRELIMO e de Moçambique. O filme é composto por imagens de cinejornais, de arquivos da televisão portuguesa, de produções ficcionais e sequências de fotografias, acompanhadas por uma narração. O que o espectador vê reforça e valoriza aquilo que é dito. A figura do opressor português, a união entre os grupos que formaram a FRELIMO, a vitória conquistada pela luta armada, a derrocada dos símbolos coloniais, a alegria com a independência e a celebração de pessoas elevadas a categoria de heróis nacionais, são temáticas que norteiam a película.

25. Cartaz do filme "25":
"25 junho 1962 - Fundação da Frelimo. 25 setembro 1964 - Início da luta armada. 25 abril 1974 - Queda do fascismo português. 25 junho 1975 - Independência de Moçambique.
A existência de classes e luta de classes. Essa é uma luta permanente, nós não podemos ignorar de forma nenhuma... Confundimos a vitória militar com a vitória política. E dizemos: porque acabou a guerra, nós eliminamos a luta de classes. A luta de classes mantêm-se. Portanto haverá. Agora: Como consolidamos o poder popular? Por isso é que dizemos: A luta permanecerá, luta de criar mentalidade nova, de criar o homem novo, que construirá a sociedade nova... e isso exige o combate. Samora Machel"

26. Celebrando os heróis nacionais: imagem de Eduardo Mondlane, um dos fundadores da FRELIMO. Cena do filme "25"

27. Recorte com a palavra "Revolução". Cena do filme "25"

28. Processo criativo de construção do filme. Produção cinematográfica do filme "25".

29. Apontamentos sobre o filme "25"

30. Apontamentos sobre o filme "25"
No projeto político de construir uma nova nação o “25” teve um importante papel. Ainda que seus realizadores tenham entrado em desavença com os rumos do cinema no governo pós-colonial, a narrativa adotada no filme reforçava a importância da ação da FRELIMO e de sua luta pela libertação em prol de uma independência nacional.

31. A festa da vitória: celebração da Independência. Cena do filme "25"

32. A celebração da vitória pelas armas. Cena do filme "25"

33. Celebração da independência. Cena do filme "25"

34. O herói nacional anônimo: o soldado / guerrilheiro. Cena do filme "25"

35. Celebração da independência. Seleção dos heróis nacionais: cartaz em memória de Josina Machel, primeira esposa de Samora Machel, que morreu no período da luta pela independência. Cena do filme "25"

36. Celebração da independência. Dizeres do projeto político da nova nação Cena do filme "25"

37. Celebração da independência. Dizeres do projeto político da nova nação Cena do filme "25"

38. Celebração da independência. Dizeres do projeto político da nova nação. Cena do filme "25"

39. Cartaz: “25. Carnaval do Povo”. O filme "25" e sua relação com os movimentos sociais no Brasil dos anos 1970 e 1980.