O filme "25"

O cinema produzido no pós-independência foi uma ferramenta fundamental na construção da nacionalidade moçambicana. Os filmes eram compreendidos como capazes de reconstruir o passado, projetar um futuro e uma maneira eficaz de divulgar um modelo de identidade nacional por todo o país. 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01880.  Moçambique.


22. Imaginando um novo país: menino com uma câmera. Cena do filme "25"

 

Empolgados com o cenário que se desenhava em Moçambique, importantes cineastas foram atraídos para a experiência de produção audiovisual do país. Nesse contexto, José Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas, ambos do Teatro Oficina, produziram e dirigiram um filme que demarcou o fim do Estado colonial e o início do governo da FRELIMO: o “25”.

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01904.  Moçambique.


23. Diretores nos bastidores. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01914.  Moçambique; Maputo.


24. Diretores nos bastidores. Cena do filme "25"

 

O título do filme "25" deve-se a importância do dia 25, em diferentes anos e meses, para a história da FRELIMO e de Moçambique. O filme é composto por imagens de cinejornais, de arquivos da televisão portuguesa, de produções ficcionais e sequências de fotografias, acompanhadas por uma narração. O que o espectador vê reforça e valoriza aquilo que é dito. A figura do opressor português, a união entre os grupos que formaram a FRELIMO, a vitória conquistada pela luta armada, a derrocada dos símbolos coloniais, a alegria com a independência e a celebração de pessoas elevadas a categoria de heróis nacionais, são temáticas que norteiam a película. 

 

S.t.; s.d.; s.a. “25” Fundo Teatro Oficina.  Cartaz 00110 Moçambique.


25. Cartaz do filme "25":

"25 junho 1962 - Fundação da Frelimo. 25 setembro 1964 - Início da luta armada. 25 abril 1974 - Queda do fascismo português. 25 junho 1975 - Independência de Moçambique. 

A existência de classes e luta de classes. Essa é uma luta permanente, nós não podemos ignorar de forma nenhuma... Confundimos a vitória militar com a vitória política. E dizemos: porque acabou a guerra, nós eliminamos a luta de classes. A luta de classes mantêm-se. Portanto haverá. Agora: Como consolidamos o poder popular? Por isso é que dizemos: A luta permanecerá, luta de criar mentalidade nova, de criar o homem novo, que construirá a sociedade nova... e isso exige o combate. Samora Machel"​​​

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01853.  Moçambique; Maputo.


26. Celebrando os heróis nacionais: imagem de Eduardo Mondlane, um dos fundadores da FRELIMO. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01909. Moçambique; Maputo.


27. Recorte com a palavra "Revolução". Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Produção cinematográfica do filme 25 Fundo Teatro Oficina 00008 Moçambique


28. Processo criativo de construção do filme. Produção cinematográfica do filme "25".

 

 

s.t.; s.d. Apontamentos sobre o filme 25 Fundo Teatro Oficina 00001 Moçambique


29. Apontamentos sobre o filme "25"

 

 

s.t.; s.d. Apontamentos sobre o filme 25 Fundo Teatro Oficina 00002 Moçambique


30. Apontamentos sobre o filme "25"

 

No projeto político de construir uma nova nação o “25” teve um importante papel. Ainda que seus realizadores tenham entrado em desavença com os rumos do cinema no governo pós-colonial, a narrativa adotada no filme reforçava a importância da ação da FRELIMO e de sua luta pela libertação em prol de uma independência nacional.

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01850. Moçambique; Maputo.


31. A festa da vitória: celebração da Independência. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01879 Moçambique.


32. A celebração da vitória pelas armas. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01848. Moçambique; Maputo.


33. Celebração da independência. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01865 Moçambique


34. O herói nacional anônimo: o soldado / guerrilheiro. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01829 Moçambique.


35. Celebração da independência. Seleção dos heróis nacionais: cartaz em memória de Josina Machel, primeira esposa de Samora Machel, que morreu no período da luta pela independência. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01892  Moçambique.


36. Celebração da independência. Dizeres do projeto político da nova nação Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01889  Moçambique.


37. Celebração da independência. Dizeres do projeto político da nova nação Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d. Cena do filme 25. Fundo Teatro Oficina.  Fotografia 01862  Moçambique.


38. Celebração da independência. Dizeres do projeto político da nova nação. Cena do filme "25"

 

 

S.t.; s.d.; s.a. “25. Carnaval do Povo” Fundo Teatro Oficina.  Cartaz 00129 Brasil; Araraquara


39. Cartaz: “25. Carnaval do Povo”. O filme "25" e sua relação com os movimentos sociais no Brasil dos anos 1970 e 1980.