E agora?

Nas últimas décadas, a Sociedade participou de diversos movimentos para lutar contra o racismo. 

1. Matéria do jornal A Tribuna Piracicaba, de 24/05/2002, referente a cerimônia de entrega de projeto de lei que garantiria 20% das vagas nos concursos públicos aos negros
1. Cerimônia de entrega de projeto de lei que cria cotas para negros nos concursos públicos, acompanhada pelo presidente da 13 de Maio, em 2002. 

 

Ao mesmo tempo, tem enfrentado dificuldades para manter sua sede e interessar as novas gerações.

2. Artigo do Jornal de Piracicaba, de 08/09/2013, sobre as dificuldades para manter a Sociedade
2. Artigo do Jornal de Piracicaba, de setembro de 2013, sobre as dificuldades para manter a Sociedade. 

 

Ainda assim, ao longo de sua história, a Sociedade Beneficente 13 de Maio desenvolveu muitas atividades. Do lúdico ao gesto mais politizado, sobreviveu e lutou por causas que interessavam aos negros de Piracicaba e de todo o Brasil.  Preservar seus documentos é uma forma de prestar uma homenagem a este tão importante clube do interior de São Paulo. 

Você também pode conhecer e participar de suas atividades. Visite o clube e indique essa exposição para seus amigos. Divulgar a trajetória do movimento de luta contra o racismo é valorizar a própria história do Brasil e de sua gente. 

 

Quer saber mais sobre a Sociedade Beneficente 13 de Maio e o Movimento Negro no Estado de São Paulo? Sugerimos algumas leituras: 

Petrônio Domingues e Flávio dos Santos Gomes (orgs.). Experiências da Emancipação. Biografias, instituições e movimentos sociais no pós-Abolição (1890-1980). São Paulo: Selo Negro, 2011
Regina Pahim Pinto. O movimento negro em São Paulo: luta e identidade. Ponta Grossa: Editora UEPG; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

Mário Augusto Medeiros da Silva. "Clubes Sociais Negros Paulistas, 1890-1950" in: Ana Barone e Flavia Rios (orgs). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo, Intermeios, 2019.
Eliane Tadeu Terci e José Flávio Oliveira. “História e memória negra na região de Piracicaba: a Sociedade Beneficente 13 de Maio”. Impulso (Piracicaba), Ano 3, nº 5, p. 5-20, 1º sem. 1989.
Eliane Tadeu Terci e José Flávio Oliveira. Sociedade Beneficente 13 de Maio: memória e cidadania. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1991.

 

Cor do texto
Cor do texto