Apresentação

 

A presente exposição é resultado do convite feito ao AEL pelo Deputado Thiago Peixoto, então presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Deputados Federal. A exposição fez parte do  lançamento da Campanha "Pró-Memória", em setembro de 2017, com realização de Audiência Pública em Brasília para debater a importância das Instituições Arquivísticas na preservação e difusão dos registros históricos e culturais da sociedade brasileira.

A participação do AEL na Campanha Pró-Memória se deu através da montagem dessa exposição no Espaço Mário Covas da Câmara Federal, bem como, da participação dos professores Aldair Rodrigues, então diretor adjunto do AEL e Mário Medeiros, do Departamento de Sociologia do IFCH, na audiência pública, onde reforçaram a importância das instituições de memória, tanto pela sua diversidade de apoio à pesquisa, como sua interlocução com os movimentos sociais e sujeitos políticos. Enfatizaram também, a memória como direito social, o papel do Estado e importância das políticas de incentivos e captação de recursos para a preservação do patrimônio de memória nacional. 

A exposição que agora apresentamos em formato virtual, foi elaborada como uma ferramenta de difusão do acervo do AEL, a partir de suas temáticas principais, e para exemplificar a importância dos movimentos sociais e da participação política como ferramenta de transformação social. Foram selecionadas algumas imagens que retratam os movimentos sociais do século XX nas seguintes temáticas:  Mundo do Trabalho, Personalidades, Movimento Operário, Repressão Política, Redemocratização, Cultura e Minorias/Diversidade. 

 

onda guia